Visao Noturna 1

A Horizonte Minerals informou hoje (5) que contratou a Servitec Foraco Sondagem para realizar sondagem adamantada tipo HQ3, que tem um furo com diâmetro de 96 milímetros, de 13,5 mil metros no projeto de níquel Araguaia. O objetivo da sondagem é auxiliar na elaboração do estudo de viabilidade do projeto, que fica próximo a Conceição do Araguaia (PA).

De acordo com o comunicado enviado ao mercado nesta quinta-feira (6), a campanha vai ser realizada com sete plataformas de sondagem adamantada. A Horizonte pretende atualizar os recursos indicados para recursos medidos; abrir mais furos geotécnicos nas áreas das possíveis cavas a céu aberto e planta de processamento; confirmar as condições do solo no site; e concluir a coleta de amostras em grande volume para confirmar a continuidade do teor.

A amostragem em grande volume vai ser coletada no início do primeiro trimestre de 2015 e será usada para alimentar uma planta piloto de grande escala, programada para o fim de março do ano que vem. Segundo a Horizonte, os resultados desse processo vão ajudar a finalizar a engenharia de projeto do forno.

“Nós também estamos avaliando propostas que recebermos de diversos grandes grupos de consultoria, interessados em obter o contrato para realizar o estudo de viabilidade no quarto trimestre de 2014. Estamos ansiosos para atualizar nossos acionistas com novos avanços nos próximos meses, tendo em vista que pretendemos desenvolver o maior projeto de níquel do Brasil num período em que as previsões de preço do níquel são positivas para 2015”, disse Jeremy Martin, CEO da Horizonte.

A mineradora informou que a campanha de sondagem a ser conduzida pela Servitec está prevista para o fim de março de 2015. Serão 12 mil metros, com 400 furos, na área dos depósitos Pequizeiro, Baião, Jacutinga e Vila Oito.

Vinte furos geotécnicos, abrangendo 596 metros, foram concluídos para ajudar no estudo prévio de viabilidade. Mais 500 metros de sondagem geotécnica na área das possíveis cavas, planta e bacia de escória contribuirão com o estudo de viabilidade do projeto de níquel.

A Servitec, fundada em 2000 com razão social WFS Sondagens, é uma companhia brasileira que presta serviços de perfuração mineral. Em abril de 2012, a Foraco, companhia de sondagens que opera em mais de 22 países, adquiriu 51% de participação da Servitec, fomando a Servitec Foraco, que tem sede em Crixás (GO). A aquisição custou, na época, R$ 35 milhões e mais cerca de 5 milhões de ações da Foraco.

O projeto Araguaia tem uma estimativa inicial de de recursos indicados de 71,98 milhões de toneladas, com teor de 1,33% de níquel, e 25,4 milhões de toneladas, com teor de 1,21% de níquel, de recursos inferidos, com um teor de corte de 0,95% de níquel. As reservas prováveis do projeto são de 21,2 milhões de toneladas com teor de 1,66% de níquel.

Acessar




Trabalhe Conosco



Commodities



Conheça a Foraco